Treinamento em Comunicação Escrita
Uma Reflexão sobre os Marcos Institucionais de Três Universidades Colombianas
DOI:
https://doi.org/10.33975/disuq.vol14n2.1485Palavras-chave:
alfabetização acadêmica, ensino universitário, escrita, treinamento vocacional, pesquisa curricularResumo
Este artigo analisa o ensino da comunicação escrita em três universidades colombianas à luz de seus respectivos planos institucionais. Os objetivos do artigo incluem, em primeiro lugar, examinar os marcos institucionais que sustentam as estratégias de ensino da escrita e, em segundo lugar, avaliar a coerência entre essas abordagens e as práticas implementadas em cada universidade. A metodologia baseou-se em um estudo comparativo de documentos institucionais, estratégias curriculares e extracurriculares, bem como na avaliação de intervenções para o desenvolvimento de habilidades escritas. Os resultados mostram que cada universidade adota uma abordagem diferenciada e consistente com as visões declaradas em seus documentos institucionais. O artigo está estruturado da seguinte forma: primeiro, é realizada uma revisão dos documentos institucionais que declaram o compromisso de cada universidade com visões específicas da escrita acadêmica; em seguida, são apresentadas as ações e estratégias pedagógicas das três universidades voltadas para a formação em comunicação escrita e sua coerência com seus respectivos marcos institucionais; por fim, são apresentadas as conclusões do artigo.
Referências
Escallón Largacha, Eduardo. Introducción. El aprendizaje auténtico de la escritura en la educación superior. En Eduardo Escallón Largacha & Andrés Forero Gómez (Comp.), Aprender a escribir en la universidad (pp. XV-XXII). Universidad de los Andes, Centro de Investigación y Formación en Educación (CIFE), 2015.
Escallón, Eduardo, Parra, Valeria & Vásquez, Christian. (2020). Proceso de formación de los asistentes graduados en la comunidad de práctica del Centro de Español de la Universidad de los Andes. Voces y silencios, 11(22) 2020. http://dx.doi.org/10.18175/VyS11.2.2020.7.
Gillespie, Paula & Lerner, Neal. The Allyn and Bacon Guide to Peer Tutoring. Pearson.
Harris, Muriel.Writing Center Concept. The National Council of Teachers of English, 1988.
Hymes, Dell. Foundations in Sociolinguistics. University of Pennsylvania Press, 2004.
Lillis, Theresa. Student Writing. Routledge, 2001.
Magne La Fuente, Mónica Marcela, & Uño Magne, Carlos Alberto. Escribir para reflexionar, reflexionar para transformar: la escritura académica como herramienta de formación docente. Revista boliviana de educación 6(10) (2024). http://portal.amelica.org/ameli/journal/742/7424821003/
Martínez Acuña, María Elvira. Políticas y experiencias para el desarrollo de las competencias comunicativas en la Universidad de La Sabana [conferencia]. Encuentro Nacional, discusión de políticas institucionales para el desarrollo de competencias comunicativas en la educación superior, ASCUN 50 años, Pereira, Colombia, 2007.
Ministerio de Educación Nacional. Icfes aplicará las pruebas Saber Pro y Saber TyT primer semestre a más de 290 mil estudiantes, 2024. Disponible en: https://www.mineducacion.gov.co/portal/salaprensa/Comunicados/421346:Icfes-aplicara-las-pruebas-Saber-Pro-y-Saber-TyT-primer-semestre-a-mas-de-290-mil-estudiantes
Montes Betancourt, Mónica Patricia. Competencias idiomáticas básicas-Universidad de la Sabana-. Revista Neuronum 07(04) (2021). http://hdl.handle.net/10818/55060,
Natale, Lucía. La co-docencia para el abordaje de la alfabetización académica. Tendencias pedagógicas 36, (2020). https://doi.org/10.15366/tp2020.36.08
Narváez Cardona, Elizabeth. La escritura y las experiencias formativas en entornos reales en una universidad colombiana. Íkala, Revista de lenguaje y cultura 28(3) (2022). https://doi.org/10.17533/udea.ikala.352669,
Universidad de los Andes. Fundamentos del proyecto educativo uniandino. Universidad de los Andes, Virrectoría Académica, 2023.
Universidad de los Andes. Competencias transversales en la Universidad de los Andes, 2025a. Disponible en: https://didacta.uniandes.edu.co/competencias-transversales/
Universidad de los Andes. Competencias transversales como pilar del aprendizaje activo. 2025b. Disponible en: https://www.uniandes.edu.co/es/noticias/educacion/competencias-transversales-como-pilar-del-aprendizaje-activo.
Universidad de los Andes. Portal LEO. 2025c. Disponible en: https://leo.uniandes.edu.co/,
Universidad del Rosario. Núcleo de formación rosarista. Universidad de Rosario, Dirección Académica, 2018. https://doi.org/10.48713/10336_18867
Universidad del Rosario. Plan Integral de Desarrollo 2020-2025. Universidad del Rosario, Rectoría, 2020. https://doi.org/10.48713/10336_34220,
Universidad del Rosario. Programa de asignatura Escritura académica, 2023.
Universidad de la Sabana. Proyecto Educativo Institucional, 2015.
Venegas Díaz, Mónica Patricia. Competencias profesionales. Universidad de la Sabana.
Wenger, Etienne. Comunidades de práctica. Flacso, 2015.
Wittgenstein, Ludwig. Investigaciones filosóficas. Universidad Nacional Autónoma de México, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dairon Rodríguez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.







